Andaimes, plataformas necessárias à execução de trabalhos em lugares elevados, onde não possam ser executados em condições de segurança a partir do piso. São utilizados em serviços de construção, reforma, demolição, pintura, limpeza e manutenção.

Os andaimes em balanço não incluem as plataformas sustentadas por cabos de aço. O sistema de fixação do andaime em balanço à estrutura existente deve garantir que o momento resistente seja no mínimo igual a três vezes o momento solicitante.


A estrutura do andaime em balanço deve ser calculada e projetada para as cargas solicitantes, em cada caso, é necessário o cálculo estrutural de andaimes, com análise estrutural fundamental para garantir a segurança e resistência da estrutura usada com qualidade.

O texto acima "Andaimes em balanço" é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal. – Lei n° 9.610-98 sobre direitos autorais.