Optar por investir em energia solar é uma escolha inteligente, pois apesar de possivelmente assustar pelo investimento inicial, esse processo de obtenção de eletricidade é abundante, afinal, é a luz do sol, o que também indica que é gratuita e limpa, não impactando no meio ambiente.

Um sistema de energia solar fotovoltaica deve ser projetado e instalado por empresa de energia solar de modo a funcionar em conjunto com a alimentação de energia elétrica pela concessionária. É chamado: Sistemas Conectados à Rede Grid Tie.

Dentre os materiais utilizados nesse processo estão as placas solares, o relógio bidirecional, estruturas para instalação, cabeamento e o inversor solar.

Um inversor solar é o aparelho que converte a eletricidade produzida pelos painéis solares – corrente contínua- na tensão que é usada nos aparelhos eletrônicos, tomadas e iluminação de um imóvel – corrente alternada.

O aparelho também tem outra função muito importante: interligar com a rede da distribuidora de energia fazendo a sincronia de tensão e caso caia o fornecimento, o aparelho se desliga para não queimar, por exemplo.

Os passos para obter um sistema de energia solar

Como qualquer outra adaptação elétrica é necessário o cuidado e pesquisa para encontrar uma empresa de energia solar que ofereça o melhor serviço e produto. E claro, não fazer qualquer tipo de instalação ou adaptação que seja fora dos padrões estabelecidos pela ANEEL – Agência de Energia Elétrica. Logo, é importante seguir um roteiro:

  • Orçar o trabalho da empresa de energia solar com base no gasto energético já existente mostrando o quanto será economizado com o novo sistema;
  • Depois de escolher o melhor orçamento é necessário registrar e estabelecer conexão junto à concessionária de energia que já alimenta o imóvel;
  • Após a documentação estar liberada, a empresa de energia solar realiza a instalação sempre de acordo com as regras e leis estabelecidas.

Logo após todos os passos serem cumpridos pela empresa de energia solar, a instalação está apta e o proprietário ou morador do local pode usufruir dos benefícios e diminuição de gastos com energia elétrica além de contribuir ativamente com o meio ambiente.

O texto acima "Empresa de Energia Solar" é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal. – Lei n° 9.610-98 sobre direitos autorais.