Primeiramente, é importante entender que energia solar fotovoltaica não é o mesmo que aquecimento solar. Este último é um sistema que aquece a água por meio da incidência, enquanto a energia solar fotovoltaica gera energia para ser convertida em energia luminosa ou elétrica.

Como funciona a Energia Solar Fotovoltaica?

Simplificando, o sistema necessita de apenas três peças: as placas fotovoltaicas, os controladores de carga e o relógio bidirecional. As placas são geralmente produzidas com silício, material ideal para captar os raios solares e transformar em energia elétrica, o princípio básico da energia solar fotovoltaica.

O segundo é o controlador de carga (inversor) que alterna o tipo de corrente contínua gerada pelos captadores para corrente alternada utilizada nos aparelhos eletrônicos e iluminação do imóvel.

Por último, o relógio bidirecional registra o uso da energia elétrica da concessionária e também a energia solar fotovoltaica que é produzida no imóvel e é enviada para o poste, gerando créditos.

Como pode-se constatar, o sistema de energia solar fotovoltaica é simples e gera inúmeros benefícios, entre eles a economia direta no valor da conta de luz e mais algumas vantagens, como a valorização do imóvel onde está instalado e a ausência de impacto no meio ambiente.

Ademais, o custo de manutenção das peças é mínimo e o tempo de vida útil está estimado em 25 anos, mais alguns motivos de fato palpáveis para optar pela avaliação e projeto de um sistema de energia solar fotovoltaica.

Onde contratar o serviço de instalação do sistema fotovoltaico?

O ideal é encontrar uma empresa com experiência no segmento e que ofereça o melhor projeto de acordo com as necessidades de cada cliente.

O texto acima "Energia Solar Fotovoltaica" é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal. – Lei n° 9.610-98 sobre direitos autorais.