Podemos encontrar na natureza algumas Fontes Renováveis de Energia, que são aquelas que não têm esgotamento na sua fonte de extração. Porém, nesse momento iremos destacar a energia eólica e a solar.

O que é energia eólica?

Essa é a energia obtiva através da movimentação dos ventos, um recurso de Fontes Renováveis de Energia. A energia eólica utiliza o vento e sua força que movimenta as pás de cata-ventos gigantes e com isso, acionam o gerador resultando em energia.

Para implantar e gerar energia com esse tipo de fonte renovável é necessário construir grandes parques eólicos, afinal, cada cata-vento desse tipo pode medir em torno de 100 metros de altura e cada pá de 60 a 80 metros. Logo, espaço e grandes estruturas são imprescindíveis para a sua viabilização.

As vantagens da energia solar dentre as Fontes Renováveis de Energia

Entretanto, a energia solar não tem esses entraves e é uma opção viável principalmente para a microgeração de energia.

A energia solar transformada em eletricidade tem a denominação de fotovoltaica, onde as placas solares captam o raio de sol e transformam em eletricidade. Logo, esse tipo de geração também é do grupo de Fontes Renováveis de Energia.

São inúmeros os benefícios desse sistema, incluindo que não há necessidade de grandes áreas para a sua viabilização, pois normalmente são instaladas as placas nos telhados dos imóveis, além de ser um recurso muito bem-sucedido quando usado para microgeração de uso próprio, trazendo economia nas contas de luz.

A necessidade do uso de Fontes Renováveis de Energia

Com a exploração e ações de forte impacto no meio ambiente já começamos a perceber os problemas e as consequências para todo o ecossistema da Terra, incluindo a falta de água, aumento de temperatura e as doenças resultantes disso. Usar Fontes Renováveis de Energia para obter a eletricidade é mais do que inteligente, é essencial para manter não só a vida humana, mas toda biodiversidade no planeta.

Visto isso, a opção mais viável de Fontes Renováveis de Energia é a solar.

Para viabilizar um projeto do sistema de energia solar fotovoltaico é necessário contratar uma empresa com credibilidade, experiência e segurança no mercado.

O texto acima "Fontes Renovavéis de Energia" é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal. – Lei n° 9.610-98 sobre direitos autorais.