Manutenção Preventiva de Empilhadeira

Sob a necessidade do transporte horizontal e vertical de materiais, foram desenvolvidos veículos versáteis, com capacidade de suportar elevadas cargas. Visando diminuir o esforço realizado por parte dos usuários, uma máquina que está ganhando cada vez mais destaque é a empilhadeira. A mesma pode apresentar diferentes acessórios e configurações, todos com caraterísticas específicas.

Os principais modelos são:

Empilhadeiras Elétricas.

São alimentadas a partir de uma bateria tracionaria. Por conta do seu peso, essas baterias auxiliam no sistema de contrapesos dando maior estabilidade para os veículos. O fato de serem movidas à base de energia elétrica, fazem esses modelos serem silenciosos e não emitirem gases poluentes. Por conta disso são comumente empregadas em locais fechados ou para estoque de produtos sensíveis.

Empilhadeiras à combustão.

São subdivididas de acordo com o tipo de combustível utilizado. Podem fazer o uso da combustão de gás liquefeito, o GLP, da gasolina ou do óleo diesel. Como consequência, o fato de serem movidas à combustão permite que as mesmas desenvolvam um grande potencial produtivo. Pelo fato de emitirem gases tóxicos são, geralmente, utilizadas em locais abertos como em docas e pátios.

Empilhadeiras retráteis.

Ao contrário dos últimos já citados, esses equipamentos são compactos e possuem uma quantidade reduzida de contrapesos. Geralmente, a cabine de comando é instalada na parte traseira de forma lateral, garantindo as dimensões concentradas. São amplamente utilizados em locais estreitos e desprovidos de espaço. Muitas dessas máquinas podem apresentar mecanismos telescópicos que viabilizam o avanço dos garfos.

Para assegurar o funcionamento desses aparatos é recomendável a realização da manutenção preventiva de empilhadeira.

Quais são as vantagens da manutenção preventiva de empilhadeira?

A efetuação da manutenção preventiva de empilhadeira permite identificar o estado de conservação dos componentes a fim de evitar a ocorrência de contratempos.

Para garantir que a manutenção preventiva de empilhadeira ocorra de modo apropriado, a manutenção preventiva de empilhadeira necessita ser assistida e efetuada por profissionais qualificados.

Assim como as empilhadeiras são a garantia para a produtividade, a manutenção preventiva de empilhadeira certifica o desempenho e a segurança.

O texto acima "Manutenção Preventiva de Empilhadeira" é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal. – Lei n° 9.610-98 sobre direitos autorais.