O transporte público é um meio considerado bastante precário e que deixa muito a desejar, sendo assim o número de condutores e veículos que estão dispostos nas grandes cidades aumentou consideravelmente já que promove maior conforto e eficiência para que as pessoas se locomovam diariamente.

O veículo traz diversas facilidades para o dia a dia, porém para que uma pessoa possa dirigir de acordo com as leis é necessário que ela possua o documento obrigatório denominado de CNH ou carteira de habilitação, esse documento comprova que a pessoa realizou todos os exames e testes estipulados pelo DETRAN e está apta para dirigir um determinado tipo de veículo.

O DETRAN é o órgão responsável pelas leis do trânsito e que desenvolve os exames necessário para tornar alguém condutor, os exames que são necessários são os:

  • Exame de saúde
  • Exame Psicológico
  • Aulas de CFC
  • Prova teórica
  • Aulas práticas
  • Exame de direção

Após a realização de todos esses exames e a efetiva aprovação, o condutor receberá sua PPD (permissão para dirigir) da qual é uma carta temporária, após 12 meses com essa carta sem receber infrações graves é disponibilizada a CNH.

Portanto deve-se ter bastante atenção no trânsito já que durante a PPD se cometer infrações graves ou gravíssimas neste período de 12 meses, irá perdê-la diretamente, e na CNH dependendo da quantidade de infrações acumulados e o tipo que é cometida pode levar o condutor a ter a carta cassada ou suspensa.

O texto acima "Não tenha a carta cassada ou suspensa!" é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal. – Lei n° 9.610-98 sobre direitos autorais.