Muito se fala sobre os Painéis de Energia Solar nos últimos tempos, principalmente após a regulamentação da microgeração de energia por imóveis residenciais, comerciais e indústrias.

A instalação de um sistema de produção de energia solar proporciona uma grande economia na conta de luz do local, além de benefícios para o meio ambiente, pois é uma energia limpa e sustentável.

Como funcionam os Painéis de Energia Solar

Para entender melhor as vantagens do sistema é necessário compreender como os Painéis de Energia Solar são constituídos e como produzem eletricidade.

Os Painéis de Energia Solar que geram energia elétrica são chamados de fotovoltaicos, pois são formados por células que transformam a energia dos raios de sol em eletricidade. Os fótons da luz solar se chocam com as partículas do painel fabricados em silício e a energia elétrica ocorre.

A corrente elétrica produzida é contínua, entretanto para ser usada nos aparelhos eletrônicos, pontos de consumo e iluminação deve ser transformada em alternada. Por isso é necessário dentro do projeto ser instalado um inversor.

Como pode-se perceber, o funcionamento é simples e muito eficiente. Outra grande vantagem dos Painéis de Energia Solar é seu baixo custo de manutenção.

Como é realizada a manutenção dos Painéis de Energia Solar?

A manutenção pode ser periódica para realizar a limpeza dos Painéis de Energia Solar removendo a poeira para assim, não comprometer o seu desempenho.

A própria chuva ajudar a manter limpos os Painéis de Energia Solar. Normalmente as placas são instaladas a 15 graus de inclinação o que facilita que a água da chuva passe por ela e escorra levando a poeira junto.

Onde adquirir os painéis?

Todo o sistema de produção de energia solar deve ser elaborado o seu projeto de acordo com as características de cada imóvel. Por isso, é necessário contratar uma empresa para a prestação desses serviços.

O texto acima "Painéis de Energia Solar" é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal. – Lei n° 9.610-98 sobre direitos autorais.