O profissional responsável por sinalizar cargas em movimentações utilizando equipamentos deve estar adequadamente treinado e com sintonia na operação a ser realizada. O “sinalizador” é um profissional que deve ter prática em movimentação de carga. Sua função depende muito de algumas noções, Através desse conhecimento, os responsáveis pela sinalização garantem em uma movimentação segura e íntegra do equipamento.

A utilização de sinais pode ser rapidamente interpretada por um operador de equipamento, às vezes mais rápida do que uma sílaba emitida por um sinaleiro. Torna-se indispensável onde há fontes de ruídos e em locais onde não há possibilidade da utilização de rádio comunicador.


Sinaleiro é essencial para comunicação com o operador, para o melhoramento de movimentações com segurança e melhorias de atividades, por isso é de muita importância que o profissional tenha uma qualificação, e se caso não tenha é necessário a realização do curso de sinaleiro de guindaste.

Criado em: 26/12/2018 - 16:52


Sobre a categoria dessa página Segurança no Trabalho: Confira diversos artigos explicativos, sobre segurança no trabalho. Qualquer dúvida, basta entrar em contato conosco.