Sistema de Geração de Energia Solar

Adquirir um sistema de geração de energia solar é muito mais do que apenas produzir a própria energia para diminuir custos com eletricidade.

Entender e usufruir da energia do sol é entender que há sim alternativas limpas e sustentáveis de fontes na natureza que podemos utilizar para transformar em corrente elétrica. E tudo isso sem causar impacto e nenhum mal a toda a nossa biodiversidade e o meio ambiente como um todo.

A instalação de um sistema de geração de energia solar seja em uma residência, comércio ou indústria proporciona ganhos para todos. Enquanto a economia na conta é grande, o conceito de microgeração de eletricidade também ganha força como energia distribuída diminuindo o uso de centros de distribuição de energia, como hidroelétricas e termoelétricas.

O sistema de geração de energia solar é uma fonte de energia distribuída, ou seja, é captada e transformada em eletricidade bem próximo ao local de consumo, nesse caso no próprio imóvel, o que demanda menor gasto de investimento em grandes obras para usinas elétricas, como é o caso das hidroelétricas ou termoelétricas. Além disso, impede a perda energética que ocorre nos centros de distribuição e transmissão quando a geração fica longe do consumidor.

Como é constituído um sistema de geração de energia solar?

Basicamente, o sistema de geração de energia solar é formado pelos painéis solares, cabos, estruturas para prender as placas, inversor e relógio medidor bidirecional.

Os painéis solares fotovoltaicos absorvem os raios solares e transformam em corrente contínua que deve ser convertida pelo inversor, pois os aparelhos e tomadas utilizam a corrente alternada. O relógio medidor bidirecional marca não só a energia que é utilizada da rede convencional como também a energia solar que é produzida em excesso e é enviada aos postes, formando créditos que podem ser utilizados.

O texto acima "Sistema de Geração de Energia Solar" é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal. – Lei n° 9.610-98 sobre direitos autorais.